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sábado, 11 de fevereiro de 2012

Criação de mapas AVANÇADO

VAMO FAZER AVANÇADO UHU lol! 

----Super Gravidade - Efeito Magnetismo ----



Nesse tutorial vou ensinar como usar o efeito magnético que ao objeto encostar em um determinado ground ele é "sugado" para cima.

Seguindo o mapa de exemplo vamos estudar como funciona



Desmembrando o mapa:



Siga as cores para identificar os grounds

■ Ground comum funciona como "chão" ou "teto" para os ratos se deslocarem no mapa.
■ Funciona como "ignição" para o efeito funcionar.
■ Funciona como impulso para os ratos chegarem ao ground ■
■ Base para os ratos não morrerem

Agora vamos aos valores

Podem ser vistos no mapa de exemplo

Por que o ice está com fricção? isso foi porque o ground com fricção "-1" (inválida) estava pulando fora e não estava bugando.

A Ground de fricção inválida () pode estar dentro de outro ground qualquer desde que ela funcione.

A Lava () não pode ser uma restituição muito alta se não os ratos atravessam o ground

Agora a base. Sabemos que quando se ativa a fricção inválida os grounds ficam parecidas com ice não da para subir e a que fica em baixo "suga" os ratos para baixo então aí vai um macete.

Todos os grounds que você não quer que sejam afetadas pela fricção inválida basta por ela Dinâmica e com -1 de Massa, a massa inválida não é a mesma coisa que a fricção que você pode escrever qualquer coisa tem que ser o número "-1"

Então assim os ratos não morrerão ao ativar a fricção inválida que da o efeito de super gravidade. 

Fiz o bug e deu certo!

Mapa : <C><P /><Z><S><S X="423" H="59" Y="57" T="1" P="1,-1,0,0.2,0,0,0,0" L="664" /><S X="356" H="10" Y="58" T="1" P="1,0,.,0.2,0,0,0,0" L="10" /><S X="668" H="33" Y="402" T="2" P="0,0,0,5,0,0,0,0" L="118" /><S X="764" H="72" Y="390" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="72" /><S X="135" H="49" Y="218" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="290" /><S X="306" H="21" Y="232" T="2" P="0,0,0,5,0,0,0,0" L="52" /></S><D><DS Y="336" X="761" /><T Y="354" X="766" /><F Y="190" X="7" /></D><O /></Z></C>


----Pisos invisíveis e pisos atravessáveis-----

Olá a todos, bom nesse tutorial vou ensinar uma técnica de como criar pisos invisíveis e pisos atravessáveis usando a rotação.

Essa técnica consiste em utilizar um bug no qual utiliza-se um valor de rotação muito alto. Para facilitar as contas, eu utilizo valores acima de 36000, que é multiplo redondo de 360 e é um valor de rotaçao equivalente a 0, daí é só adicionar o valor de rotação desejado. Acima desse valor, qualquer piso será visto com rotação = -8, mas no entanto ele estará fisicamente no valor de rotação que vc inserir.

Exemplo: Nas imagens o angulo real corresponde a 36000, equivalente a 0. O angulo aparente = -8. Nas imagens variei apenas o comprimento e altura, para mostrar como pode ser utilizado na horizontal e na vertical.
Piso com L = 400 e H = 20



Piso com L = 20 e H = 400



O piso invisível corresponde à parte que os ratos podem tocar e o piso normal corresponde ao que os ratos enxergam.


Daí vai da criatividade de cada um de como aplicar essa técnica.
Para facilitar, coloquem -8 de rotação para ver onde ele vai aparecer, depois coloque a rotação que vc quer que ele esteja fisicamente, daí pegue esse valor que vc quer que ele esteja e adicione 36000.

PS: No editor do jogo não é possível inserir valores de rotação superior a 9999, portanto vc deverá utilizar o bloco de notas ou algum editor externo como o MapPad.

Se for utilizar o bloco de notas, a rotação representa o quinto valor após o P no código xml.
Mais fácil é inserir um valor especifico na rotação como 1234:



Após isso, copie o código XML:



Vá ao bloco de notas, cole (ctrl + v) e faça uma busca pelo valor inserido (1234 neste caso). Depois é só alterar o valor para o desejado.





Em seguida é só copiar todo o código no bloco de notas, colar no editor e carregar:



Espero não ter complicado demais.

Um exemplo de mapa para testarem a técnica:

<C><P /><Z><S><S X="212" Y="411" L="170" H="52" T="0" P="0,0,0.3,0.2,36060,0,0,0" /><S X="361" Y="411" L="170" H="52" T="0" P="0,0,0.3,0.2,36060,0,0,0" /><S X="396.05648319696" Y="367.017074942913" L="16" H="450" T="4" P="0,0,0.3,0.2,36090,0,0,0" /><S X="508" Y="411" L="170" H="52" T="0" P="0,0,0.3,0.2,36060,0,0,0" /><S X="656" Y="411" L="170" H="52" T="0" P="0,0,0.3,0.2,36060,0,0,0" /><S X="400" Y="383.5" L="800" H="51" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" /></S><D><T X="36" Y="358" /><F X="180.8" Y="351" /><F X="328.6" Y="351" /><F X="476.4" Y="351" /><F X="624.2" Y="351" /><F X="772" Y="351" /></D><O /></Z></C>


--------Como proibir o B com um botão.--------

Primeiramente, faça um piso deste jeito:

Abaixo desse piso, faça outro piso assim:

Para este piso não cair, faça uma plataforma abaixo dele.

Ao lado deste piso, coloque outro assim:


PS: Coloque um prego vermelho segurando-o

Ah, mais como deixo fricção inválida?
- Abra o bloco de notas
- Vá no transformice, selecione o piso, deixe ele como "Piso Dinâmico"
- Clique em Salvar/Carregar/Testar
- Copiar o mapa para a área de transferência
- Cole no Bloco De Notas ( Mas não tem nada para colar. Cole. )
- Dê Ctrl + F
- Procure o valor de Y do seu piso
- Altere o segundo numero para qualquer numero abaixo de 0.
- Pronto, a fricção está inválida

O Botão ficará assim:


Código para teste:

Código: <C><P /><Z><S><S P="1,0,-10,0.2,0,1,20,20" L="10" H="10" X="450" Y="280" T="0" /><S P="1,20,0,0.2,0,1,30,30" L="31" H="112" X="400" Y="200" T="1" /><S P="1,30,0.1,0.2,45,1,0,0" L="20" H="20" X="423" Y="269" T="0" /><S P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="61" H="10" X="400" Y="290" T="0" /><S P="0,0,20,0.2,0,0,0,0" L="10" H="50" X="420" Y="193" T="4" /><S P="0,0,20,0.2,0,0,0,0" L="10" H="50" X="380" Y="193" T="4" /></S><D /><O><O X="450" C="11" P="0" Y="280" /></O></Z></C>

Um mapa que utiliza a técnica:

Código: <C><P /><Z><S><S P="1,0,-10,0.2,0,1,20,20" L="10" H="10" X="461" Y="458" T="0" /><S P="1,100,0,0.2,0,1,30,30" L="31" H="112" X="412" Y="390" T="1" /><S P="1,0,0.1,0.2,50,0,0,0" L="20" H="20" X="435" Y="451" T="0" /><S P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="61" H="10" X="418" Y="472" T="0" /><S P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="50" H="50" X="560" Y="220" T="1" /><S P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="50" H="50" X="510" Y="220" T="1" /><S P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="50" H="50" X="460" Y="220" T="1" /><S P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="50" H="50" X="410" Y="220" T="1" /><S P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="50" H="50" X="410" Y="170" T="1" /><S P="1,0,0,0.2,0,1,0,0" L="50" H="50" X="560" Y="170" T="1" /><S P="1,0,0,0.2,0,1,0,0" L="50" H="50" X="460" Y="170" T="1" /><S P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="50" H="50" X="510" Y="120" T="1" /><S P="1,0,0,0.2,0,1,0,0" L="50" H="50" X="560" Y="120" T="1" /><S P="1,0,0,0.2,0,1,0,0" L="50" H="50" X="460" Y="120" T="1" /><S P="1,0,0,0.2,0,1,0,0" L="50" H="50" X="410" Y="120" T="1" /><S P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="50" H="50" X="460" Y="70" T="1" /><S P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="50" H="50" X="410" Y="70" T="1" /><S P="1,0,0,0.2,0,1,0,0" L="50" H="50" X="360" Y="120" T="1" /><S P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="50" H="50" X="360" Y="70" T="1" /><S P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="50" H="50" X="310" Y="120" T="1" /><S P="1,0,0,0.2,0,1,0,0" L="50" H="50" X="360" Y="170" T="1" /><S P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="50" H="50" X="360" Y="220" T="1" /><S P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="50" H="50" X="360" Y="270" T="1" /><S P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="50" H="50" X="310" Y="220" T="1" /><S P="1,0,0,0.2,0,1,0,0" L="50" H="50" X="310" Y="170" T="1" /><S P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="50" H="50" X="260" Y="120" T="1" /><S P="1,0,0,0.2,0,1,0,0" L="50" H="50" X="260" Y="170" T="1" /><S P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="50" H="50" X="260" Y="220" T="1" /><S P="0,0,20,0.2,0,0,0,0" L="10" H="50" X="430" Y="380" T="4" /><S P="0,0,20,0.2,0,0,0,0" L="10" H="50" X="390" Y="380" T="4" /><S P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="50" H="50" X="610" Y="170" T="1" /><S P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="50" H="50" X="560" Y="70" T="1" /><S P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="50" H="50" X="260" Y="270" T="1" /></S><D><T X="790" Y="70" /><F X="308" Y="270" /><DS X="511" Y="181" /><DC X="509" Y="182" /></D><O><O X="460" C="11" P="0" Y="457" /><O X="460" C="11" P="0" Y="170" /><O X="460" C="11" P="0" Y="120" /><O X="410" C="11" P="0" Y="120" /><O X="360" C="11" P="0" Y="120" /><O X="360" C="11" P="0" Y="170" /><O X="310" C="11" P="0" Y="170" /><O X="260" C="11" P="0" Y="170" /><O X="560" C="11" P="0" Y="170" /><O X="560" C="11" P="0" Y="120" /></O></Z></C>


---Como funcionam os pregos & bug do ângulo---

É um novo bug no map editor, muito útil e pode ser usado para fazer ótimos mapas. A ideia é:

Se 2 pisos estão ligados por um prego de uma forma que um esteja sobre o outro e a rotação de ambos é 0, enquanto você não mover o prego, você pode girar os pisos quanto quiser e eles continuarão ligados, mesmo que não estejam mais um sobre o outro. 

Ilustrando:




Código do exemplo:

<C><P /><Z><S><S X="424" H="194" Y="213" T="0" P="1,0,0.3,0.2,-90,0,9999,0" L="29" /><S X="421" H="23" Y="284" T="0" P="1,0,0.3,0.2,10,0,9999,0" L="218" /></S><D /><O><O P="0" X="425" C="22" Y="286" /></O></Z></C>

E dois mapas simples que podem ser feitos com esta técnica:

Código1 : <C><P /><Z><S><S L="10" H="295" X="397.5" Y="515" T="0" P="1,0,0,0,90,0,0,0" /><S L="10" H="300" X="400" Y="255" T="0" P="1,0,0.3,0.2,90,0,0,0" /><S L="210" H="50" X="695" Y="380" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" /><S L="210" H="50" X="105" Y="380" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" /></S><D><T Y="355" X="100" /><F Y="352" X="700" /></D><O><O C="11" X="400" Y="405" P="0" /></O></Z></C>

código2 : <C><P /><Z><S><S L="800" H="45" X="400" Y="377.5" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" /><S L="10" H="300" X="765" Y="285" T="0" P="1,0,0.3,0.2,-90,1,0,0" /><S L="30" H="10" X="765" Y="405" T="0" P="1,9999999,0,0,0,1,0,0" /><S L="790" H="10" X="395" Y="480" T="0" P="0,0,0,0,0,0,0,0" /><S L="10" H="10" X="10" Y="470" T="2" P="0,0,0,1,-45,0,0,0" /><S L="10" H="10" X="780" Y="470" T="2" P="0,0,0,1,-45,0,0,0" /><S L="10" H="300" X="765" Y="150" T="0" P="1,0,0.3,0.2,-90,1,0,0" /><S L="10" H="300" X="30" Y="215" T="0" P="1,0,0.3,0.2,90,1,0,0" /><S L="30" H="10" X="30" Y="-60" T="0" P="1,9999999,0,0,0,1,0,0" /><S L="790" H="10" X="400" Y="15" T="0" P="0,0,0,0,0,0,0,0" /><S L="10" H="10" X="785" Y="5" T="2" P="0,0,0,1,45,0,0,0" /><S L="10" H="10" X="15" Y="5" T="2" P="0,0,0,1,45,0,0,0" /><S L="10" H="300" X="30" Y="80" T="0" P="1,0,0.3,0.2,90,1,0,0" /><S L="10" H="30" X="760" Y="275" T="1" P="1,0,0,0,-30,1,0,0" /><S L="10" H="30" X="35" Y="205" T="1" P="1,0,0,0,30,1,0,0" /><S L="10" H="30" X="35" Y="70" T="1" P="1,0,0,0,30,1,0,0" /><S L="10" H="30" X="760" Y="140" T="1" P="1,0,0,0,-30,1,0,0" /></S><D><DS Y="339" X="95" /><F Y="77" X="400" /><T Y="345" X="400" /></D><O><O C="22" X="765" Y="405" P="0" /><O C="22" X="765" Y="285" P="0" /><O C="22" X="30" Y="-60" P="0" /><O C="22" X="30" Y="80" P="0" /><O C="22" X="30" Y="215" P="0" /><O C="22" X="765" Y="150" P="0" /></O></Z></C>


------Criando Teleport------ 

O Teleport é o conjunto de várias grounds umas com restituição 9.999999999E9 e outras como simples tetos redirecionando o corpo para o local desejado. 

Variações da restituição

Nesse mapa encontramos 3 valores: 9.9999999999E9, 9.9999999999E10, 9.9999999999E7
Essa variação é importante para que o teleport funcione com eficiência
Podem notar que existem umas letras "E" elas acrescentam uma força a mais na restituição além de um valor numérico.
O ponto 9.9999999999E9 também é importante por que dá um novo valor numérico aos de mais números tudo isso junto resulta no teleport.

Tetos refletores

Eles redirecionam o corpo para um determinado local quando é tocado nos grounds de restituição alta.
Imagem completa do mapa:



Agora vemos como funciona




Mas o teleport pode ser usado em vários tipos de mapas, pode se teleportar apenas para a toca ou para qualquer local fica a critério de cada um.


----Mapas em que o shaman é um bloco.----

Para realizar esta técnica, é preciso saber usar o bug da rotação, que consiste em:

Se 2 pisos estão ligados por um prego de uma forma que um esteja sobre o outro e a rotação de ambos é 0, enquanto você não mover o prego, você pode girar os pisos quanto quiser e eles continuarão ligados, mesmo que não estejam mais um sobre o outro. 

Para mais detalhes, clique aqui.

1º) Faça uma caixa em volta do shaman, que fique no topo para melhorar a estética do mapa, a caixa deve ser estreita:



2º) Crie um piso ligando o bloco que representa/é o shaman e a "jaula" onde se localiza o shaman. Depois, gire o piso 90 graus:




3º) Faça obstáculos em volta do bloco, para dificultar. Faça as alterações necessárias:



4º) No final do trajeto criado, ponha um piso dinâmico e com fricção: "." ou "0..3". O que possibilitará o shaman se libertar:



Código de exemplo : <C><P /><Z><S><S X="380" H="10" Y="-164" T="0" P="1,1,0,0,-90,1,0,0" L="55" /><S X="400" H="55" Y="-184" T="0" P="1,1,0,0,-90,1,0,0" L="10" /><S X="795" H="160" Y="100" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="10" /><S X="420" H="10" Y="-164" T="0" P="1,1,0,0,-90,1,0,0" L="55" /><S X="400" H="315" Y="8" T="0" P="1,1,0,0,-90,1,0,0" L="10" /><S X="5" H="160" Y="100" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="10" /><S X="400" H="55" Y="-144" T="0" P="1,1,0,0,90,1,0,0" L="10" /><S X="400" H="30" Y="158" T="0" P="1,1,1,0,0,1,0,0" L="30" /><S X="400" H="10" Y="180" T="0" P="0,0,0.3,0,0,0,0,0" L="810" /><S X="290" H="20" Y="165" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="10" /><S X="510" H="20" Y="165" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="10" /><S X="400" H="10" Y="25" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="810" /><S X="225" H="100" Y="125" T="0" P="0,0,20,0.2,0,0,0,0" L="10" /><S X="140" H="10" Y="80" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="160" /><S X="90" H="10" Y="130" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="160" /><S X="575" H="100" Y="125" T="0" P="0,0,20,0.2,0,0,0,0" L="10" /><S X="660" H="10" Y="80" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="160" /><S X="710" H="10" Y="130" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="160" /><S X="775" H="10" Y="155" T="3" P="1,999999,.,0,0,1,9999,9999" L="10" /><S X="25" H="10" Y="155" T="3" P="1,999999,.,0,0,1,9999,9999" L="10" /></S><D><DS Y="-160" X="400" /></D><O><O X="420" C="14" P="0" Y="-144" /><O X="420" C="14" P="0" Y="-184" /><O X="380" C="14" P="0" Y="-184" /><O X="380" C="14" P="0" Y="-144" /><O X="400" C="14" P="0" Y="-144" /><O P="0" C="14" X="400" Y="158" /><O P="0" X="400" C="14" Y="-165" /></O></Z></C>

Pronto, agora é só terminar o mapa.


--------Passagens--------

Primeiramente faça isso : 



Mapa de exemplo: <C><P /><Z><S><S X="325" H="10" Y="180" T="0" P="0,0,0.3,0,0,0,0,0" L="15" /><S X="475" H="10" Y="180" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="15" /><S X="165" H="35" Y="170" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="325" /><S X="635" H="35" Y="170" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="325" /><S X="400" H="10" Y="160" T="0" P="1,999999,0.3,.,0,1,1,0" L="145" /><S X="400" H="35" Y="290" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="800" /></S><D><DS Y="70" X="400" /></D><O /></Z></C>


Dica: coloque "Linear damping: 1", assim o piso não sai do lugar no meio da fase, e se quiser também "Massa: 999999".




como criar blocos que podem ser destruídos após CABEÇADA DE RATO,lol!!!Smile






















 

XML de teste : <C><P L="1400" /><Z><S><S X="800" H="119" Y="412" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="1600" /><S X="164" H="50" Y="224" T="0" P="1,1,0,0,0,1,9999,9999" L="50" /><S X="164" H="1500" Y="-491" T="0" P="1,1,0,0,-90,1,9999,9999" L="50" /><S X="1115" H="100" Y="-24" T="2" P="0,0,0,0,-30,0,0,0" L="1245" /><S X="105" H="10" Y="-527" T="8" P="1,999999,.,0,0,1,9999,9999" L="514" /><S X="111" H="50" Y="223" T="4" P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="50" /><S X="216" H="50" Y="224" T="4" P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="50" /><S X="510" H="106" Y="277" T="2" P="0,0,0,0,0,0,0,0" L="190" /><S X="397" H="150" Y="277" T="2" P="0,0,.,0,0,0,0,0" L="35" /><S X="346" H="86" Y="-420" T="8" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="3000" /></S><D><DS Y="336" X="62" /><F Y="231" X="164" /><T Y="16" X="-3" /></D><O><O P="0" X="164" C="22" Y="224" /></O></Z></C>
<C><P L="1400" /><Z><S><S X="800" H="119" Y="412" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="1600" /><S X="164" H="50" Y="224" T="0" P="1,1,0,0,0,1,9999,9999" L="50" /><S X="164" H="1500" Y="-491" T="0" P="1,1,0,0,-90,1,9999,9999" L="50" /><S X="1115" H="100" Y="-24" T="2" P="0,0,0,0,-30,0,0,0" L="1245" /><S X="105" H="10" Y="-527" T="8" P="1,999999,.,0,0,1,9999,9999" L="514" /><S X="111" H="50" Y="223" T="4" P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="50" /><S X="216" H="50" Y="224" T="4" P="0,0,0,0.2,0,0,0,0" L="50" /><S X="510" H="106" Y="277" T="2" P="0,0,0,0,0,0,0,0" L="190" /><S X="397" H="150" Y="277" T="2" P="0,0,.,0,0,0,0,0" L="35" /><S X="346" H="86" Y="-420" T="8" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="3000" /></S><D><DS Y="336" X="62" /><F Y="231" X="164" /><T Y="16" X="-3" /></D><O><O P="0" X="164" C="22" Y="224" /></O></Z></C>

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